Guardiões d si Próprios como EU

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A escola segundo o Guardianismo


Não sou pedagogo. E nem sei se o q eu vou falar aqui será aceita pela maioria deles, provavelmente não. Mas cá entre nós. A escola ensina muita coisa inútil. Dizem q a escola deveria preparar pra vida. Mas quase não prepara pra porra nenhuma. Afinal. Existe muita coisa na escola q a maioria das pessoas nunca vai usar na prática na vida. Porque eu tenho q saber sobre muitas coisas d biologia e química e matemática e história? Sendo q eu não vou usar na prática nem 20% dessas coisas na maioria das vezes.

O q realmente é essencial aprender nas escolas. Ler e escrever, saber expressar bem o q escreve e saber interpretar e entender bem o q le. Se você sabe só isso. Você já tem meio caminho andado pra aprender o resto se quizer. Outra coisa útil, é matemática, mas só básico do básico mesmo, somar, dividir, multiplicar e diminuir, porcentagem também é útil. Mas obviamente, a parte prática q usamos a matemática é quando vamos comprar as coisas. Logo seria bom na escola ensinar economia doméstica. Pois seria bom se cada brasileiro soubesse pesquisar preços, negociar com os vendedores e ser mais econômico em casa.

Outra coisa q seria bom também. Ensinar os alunos aula d culinária. Isso talvez não seja tão importante. Tem coisas q não se aprende na escola. Mas outra coisa q deveria ensinar na escola. É sobre os direitos e deveres dos alunos q serão futuros cidadãos. Noções básicas d direito por exemplo. A meu ver, ensinar a filosofia do Guardianismo na escola, pelo menos a parte q envolve as regras d ouro e a parte sobre conduta moral e as leis. A parte espiritualista não vejo necessidade a não ser q os alunos queiram conhecer. Pelo menos ensinando a parte moral do guardianismo, ensinaria os alunos a serem futuros cidadãos mais altruístas e livre pensadores.

Bem. O q mais poderia se ensinar na escola. Artes marciais pra defesa pessoal. Isso realmente é necessário. Não deve se obrigar os alunos a aprenderem. Deveria se ensinar também a prática da meditação ou do Ki Cong, também não sendo obrigatório. E é claro. Toda escola tem q ter uma biblioteca d livros sobre todos assuntos e histórias. Q vai estar lá disponível pra o aluno ler se quizer. E uma sala d informática. No futuro a tendência vai ser tudo ou quase tudo ser informatizados. O básico da informática vai tem q ser obrigatório.

Noções básicas sobre saúde e primeiros socorros seria algo útil d se aprender na escola. Entender por exemplo o segredo d plantas medicinais e como fazer remédios através delas. E é óbvio, a escolar deve oferecer outras atividades d lazer, como esportes e música e teatro e ações voluntárias, sobrevivência na selva. E as escolas do mundo inteiro. Deviam ensinar uma língua oficial pra o mundo. Defendo o esperanto.

O aluno q terminar d aprender tudo isso q mostrei ae em cima, q é realmente o útil. Pode partir pra um curso técnico. Q óbvio, q quando fora aprender o curso técnico, o curso vai ter q durar mais tempo. Mas eu diria q ele vai ter q durar o dobro do tempo. E quanto ao ensino superior? O curso superior só deve ser aberto ao aluno q tiver passado por um curso técnico antes, dependendo do curso, no caso d cursos superiores q envolvem ciências exatas e biológicas. Pros cursos q envolvem ciências humanas, não se teria essa necessidade. E obviamente. Os cursos teriam q talvez, dependendo do curso ter o dobro do tempo pra se aprender e se formar. E obviamente teria q ter vestibular. Mas só iria cair as matérias q envolvessem o curso superior. Mas redação seria obrigatório.

A meu ver a escola deve ser dessa forma, porque o q mais aprendemos nela é muita teoria e pouca prática. Deixo aqui uma parábola q resume bem o q eu quero dizer.

Um homem muito culto foi atravessar o rio em um barco. Entrou no barco e começou a conversar com o barqueiro no meio do trajeto.
-Você sabe alguma coisa d Geografia?
-Não senhor.
-Então você perdeu boa parte d sua vida.
-Você sabe alguma coisa sobre História?
-Não senhor.
-Então você perdeu boa parte d sua vida.
-Você sabe alguma coisa sobre Biologia?
-Não senhor.
-Então você perdeu boa parte d sua vida.

E foi assim conversa dos dois. Tudo q o homem culto perguntava o barqueiro não sabia nada. Foi então q começou a chover e a trovoar. E o barco começou a afundar. O Barqueiro então perguntou ao homem culto:

-Você sabe nadar?
-Não.
-Lamento então. Pois agora você perdeu sua vida toda. Porque não sabe nadar.

Moral da história. Não adianta você ter um monte d conhecimento se você não tiver o conhecimento mínimo pra sobreviver. O mais importante é você saber o suficiente pra sobreviver. O resto é só um adicional pra ter um pouco d cultura.

Um comentário:

  1. Educação é a profissão mais complexa e trabalhadora que já vi. É tanta coisa que não cabe em textos. Mas é por aí mesmo. Utilidade básica de escola deveria ser alfabetismo e conta.
    Um grande problema é o caminho que as pessoas precisam seguir pra ser alguém na vida. Os cursos técnicos não são valorizados e quem não tem ensino superior é a mesma coisa que nada. Uma pressão idiota e desnecessária. Mal tem espaço nas escolas, quanto menos em faculdades, e todo mundo sabe disso.

    Muita coisa devia se ensinada na escola e também não devia. Mas quem nada no ensino não são nem os professores. A maioria dos funcionários do MEC é da área de economia, ADM e Direito e nunca estiveram num laboratório de doscência. E ninguém pode vir aqui dizer que só acontece no Brasil porque a educação nos EUA também é um lixo (do mesmo jeito que controlam a massa aqui eles controlam lá)

    Mas é isso aí. Quem tem poder sobe a educação tem interesses próprios. Isso é normal. Deviam pesquisar Alemanha, Coreia do Sul e Japão pra saber porque nesses países eles dão valro à educação.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO! LEIA ISTO: Resolvi tirar a moderação dos comentários. Agora até você troll pode vir aqui me infernizar. Mas tudo tem seu preço! Quando você vir encher d lixo meu blog, no fim do mês vou limpar este lixo daqui e quando fizer isto. Vou estar limpando você q é um lixo no mundo. Vai doer muito em ti! Quer apostar q esta praga vai pegar? Quando sua vida depois virar do avesso, não diga q não avisei... Maktub!((Aquele q quiser se manifestar contra o q penso sinta-se a vontade, mas faça isso sem trollar, pois essa praga só inclui os trolls imbecis.) Agora você deve estar se perguntando porque estou fazendo isto? Só pra treinar minha ação com quietude mesmo.