
Não sou pedagogo. E nem sei se o q eu vou falar aqui será aceita pela maioria deles, provavelmente não. Mas cá entre nós. A escola ensina muita coisa inútil. Dizem q a escola deveria preparar pra vida. Mas quase não prepara pra porra nenhuma. Afinal. Existe muita coisa na escola q a maioria das pessoas nunca vai usar na prática na vida. Porque eu tenho q saber sobre muitas coisas d biologia e química e matemática e história? Sendo q eu não vou usar na prática nem 20% dessas coisas na maioria das vezes.
O q realmente é essencial aprender nas escolas. Ler e escrever, saber expressar bem o q escreve e saber interpretar e entender bem o q le. Se você sabe só isso. Você já tem meio caminho andado pra aprender o resto se quizer. Outra coisa útil, é matemática, mas só básico do básico mesmo, somar, dividir, multiplicar e diminuir, porcentagem também é útil. Mas obviamente, a parte prática q usamos a matemática é quando vamos comprar as coisas. Logo seria bom na escola ensinar economia doméstica. Pois seria bom se cada brasileiro soubesse pesquisar preços, negociar com os vendedores e ser mais econômico em casa.
Outra coisa q seria bom também. Ensinar os alunos aula d culinária. Isso talvez não seja tão importante. Tem coisas q não se aprende na escola. Mas outra coisa q deveria ensinar na escola. É sobre os direitos e deveres dos alunos q serão futuros cidadãos. Noções básicas d direito por exemplo. A meu ver, ensinar a filosofia do Guardianismo na escola, pelo menos a parte q envolve as regras d ouro e a parte sobre conduta moral e as leis. A parte espiritualista não vejo necessidade a não ser q os alunos queiram conhecer. Pelo menos ensinando a parte moral do guardianismo, ensinaria os alunos a serem futuros cidadãos mais altruístas e livre pensadores.
Bem. O q mais poderia se ensinar na escola. Artes marciais pra defesa pessoal. Isso realmente é necessário. Não deve se obrigar os alunos a aprenderem. Deveria se ensinar também a prática da meditação ou do Ki Cong, também não sendo obrigatório. E é claro. Toda escola tem q ter uma biblioteca d livros sobre todos assuntos e histórias. Q vai estar lá disponível pra o aluno ler se quizer. E uma sala d informática. No futuro a tendência vai ser tudo ou quase tudo ser informatizados. O básico da informática vai tem q ser obrigatório.
Noções básicas sobre saúde e primeiros socorros seria algo útil d se aprender na escola. Entender por exemplo o segredo d plantas medicinais e como fazer remédios através delas. E é óbvio, a escolar deve oferecer outras atividades d lazer, como esportes e música e teatro e ações voluntárias, sobrevivência na selva. E as escolas do mundo inteiro. Deviam ensinar uma língua oficial pra o mundo. Defendo o esperanto.
O aluno q terminar d aprender tudo isso q mostrei ae em cima, q é realmente o útil. Pode partir pra um curso técnico. Q óbvio, q quando fora aprender o curso técnico, o curso vai ter q durar mais tempo. Mas eu diria q ele vai ter q durar o dobro do tempo. E quanto ao ensino superior? O curso superior só deve ser aberto ao aluno q tiver passado por um curso técnico antes, dependendo do curso, no caso d cursos superiores q envolvem ciências exatas e biológicas. Pros cursos q envolvem ciências humanas, não se teria essa necessidade. E obviamente. Os cursos teriam q talvez, dependendo do curso ter o dobro do tempo pra se aprender e se formar. E obviamente teria q ter vestibular. Mas só iria cair as matérias q envolvessem o curso superior. Mas redação seria obrigatório.
A meu ver a escola deve ser dessa forma, porque o q mais aprendemos nela é muita teoria e pouca prática. Deixo aqui uma parábola q resume bem o q eu quero dizer.
Um homem muito culto foi atravessar o rio em um barco. Entrou no barco e começou a conversar com o barqueiro no meio do trajeto.
-Você sabe alguma coisa d Geografia?
-Não senhor.
-Então você perdeu boa parte d sua vida.
-Você sabe alguma coisa sobre História?
-Não senhor.
-Então você perdeu boa parte d sua vida.
-Você sabe alguma coisa sobre Biologia?
-Não senhor.
-Então você perdeu boa parte d sua vida.
E foi assim conversa dos dois. Tudo q o homem culto perguntava o barqueiro não sabia nada. Foi então q começou a chover e a trovoar. E o barco começou a afundar. O Barqueiro então perguntou ao homem culto:
-Você sabe nadar?
-Não.
-Lamento então. Pois agora você perdeu sua vida toda. Porque não sabe nadar.
Moral da história. Não adianta você ter um monte d conhecimento se você não tiver o conhecimento mínimo pra sobreviver. O mais importante é você saber o suficiente pra sobreviver. O resto é só um adicional pra ter um pouco d cultura.
Educação é a profissão mais complexa e trabalhadora que já vi. É tanta coisa que não cabe em textos. Mas é por aí mesmo. Utilidade básica de escola deveria ser alfabetismo e conta.
ResponderExcluirUm grande problema é o caminho que as pessoas precisam seguir pra ser alguém na vida. Os cursos técnicos não são valorizados e quem não tem ensino superior é a mesma coisa que nada. Uma pressão idiota e desnecessária. Mal tem espaço nas escolas, quanto menos em faculdades, e todo mundo sabe disso.
Muita coisa devia se ensinada na escola e também não devia. Mas quem nada no ensino não são nem os professores. A maioria dos funcionários do MEC é da área de economia, ADM e Direito e nunca estiveram num laboratório de doscência. E ninguém pode vir aqui dizer que só acontece no Brasil porque a educação nos EUA também é um lixo (do mesmo jeito que controlam a massa aqui eles controlam lá)
Mas é isso aí. Quem tem poder sobe a educação tem interesses próprios. Isso é normal. Deviam pesquisar Alemanha, Coreia do Sul e Japão pra saber porque nesses países eles dão valro à educação.