Guardiões d si Próprios como EU

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Tirei do orkut: MOTIVOS PARA UM BUDISTA NÂO ACREDITAR EM DEUS


ALDEMIR V.C
MOTIVOS PARA UM BUDISTA NÃO ACREDITAR EM DEUS
vejam esse texto que encontrei no livro a dança do universo, do fisico marcelo gleiser, ela é a opinião de um sabia jainista, mais também é a opinião do Budismo, não existe nenhuma forma de deus no Budismo, leiam Nargajurna e o seu comentario, indo além dos 4 extremos, é importante entender a interdependência e o conceito Budismo de karma e das coisas não term começo e nem fim, para se entender um pouco mais sobre os motivos do Budismo não ter crença em deus, esse texto talvez ajude.

30 jan
ALDEMIR V.C
Agora examinaremos brevemente os mitos sem Criação. Já discutimos um exemplo dessa categoria, o Universo pulsante do hinduísmo, no qual a Criação surge e ressurge ciclicamente através da dança rítmica do deus Xiva. Um exemplo de um Universo eterno, sem criação, é encontrado no jainismo, uma religião originária da índia, aparentemente fundada por Maavira, um contemporâneo de Buda, do século vi a. C. A versão que apresentamos é atribuída a Jinasena, um jainista que viveu por volta do ano 900 d. C. A idéia da Criação é rejeitada por completo, por meio de uma seqüência de argumentos lógicos extremamente lúcidos e, acrescento, bastante antipáticos.
Alguns homens tolos declaram que o Criador fez o mundo.
A doutrina que diz que o mundo foi criado é errônea e deve
[ser rejeitada.
Se Deus criou o mundo, onde estava Ele antes da criação?
Se você argumenta que Ele era então transcendente, e que [portanto não precisava de suporte físico, onde está Ele agora?
36
Nenhum ser tem a habilidade de fazer este mundo — Pois como pode um deus imaterial criar algo material?
Como pôde Deus criar o mundo sem nenhum material básico? Se você argumenta que Ele criou o material antes, e depois o
[mundo, você entrará em um processo de regressão infinita. Se você declarar que esse material apareceu espontaneamente,
[você entra em outra falácia, Pois nesse caso o Universo como um todo poderia ser seu
[próprio criador.
Se Deus criou o mundo como um ato de seu próprio desejo,
[sem nenhum -material, Então tudo vem de Seu capricho e nada mais — e quem vai
[acreditar numa bobagem dessas?
Se Ele é perfeito e completo, como Ele pode ter o desejo de criar
[algo? Se, por outro lado, Deus não é perfeito, Ele jamais poderia
[criar um Universo melhor do que um simples artesão.
Se Ele é perfeito, qual a vantagem que Ele teria em criar o
[Universo?
Se você argumenta que Ele criou sem motivo, por que essa é Sua natureza, então Deus não tem objetivos. Se Ele criou o Universo como forma de diversão, então isso é [uma brincadeira de crianças

30 jan
ALDEMIR V.C
Se você argumenta que Ele criou sem motivo, por que essa é Sua natureza, então Deus não tem objetivos. Se Ele criou o Universo como forma de diversão, então isso é [uma brincadeira de crianças tolas, que em geral acaba mal.

Portanto, a doutrina que diz que Deus criou o mundo não faz

[nenhum sentido Homens de bem devem combater os que crêem na divina

[criação, enlouquecidos por essa doutrina maléfica.

Saiba que o mundo, assim como o tempo, não foi criado, não

[tendo princípio nem fim, E é baseado nos Princípios, vida e Natureza. Eterno e indestrutível, o Universo sobrevive sob a compulsão de

[sua própria natureza, Dividido em três seções— inferno, terra e fIrmamento.

37

O Universo é eterno e indestrutível, sendo mantido e mudando de acordo com princípios naturais. Através dessa rejeição frontal de processos de criação ou destruição, os jainistas tentavam liberar a alma do eterno ciclo de transmigração típico do hinduísmo, na esperança de que ela alcançasse um estado de inatividade onisciente.

Lemos exemplos dos vários tipos de mitos de criação, de acordo com a classificação apresentada na página 29. Acredito que esses cinco subgrupos encerram as possíveis respostas dadas pelos mitos de criação ao problema da origem do Universo. No entanto, existe uma última alternativa, que é admitir que o problema da origem de todas as coisas não é acessível à compreensão humana, e que, portanto, permanecerá para sempre um mistério: já que pensamos porque existimos, é inútil tentarmos usar o pensamento para compreender a origem, de nossa própria existência. Aqui está um claro exemplo achado no hinduísmo, no Rigveda x, escrito por volta do século XII a. C:

Antes de o Ser ou o Não-Ser existirem

Ou a atmosfera, ou o firmamento, ou o que esta ainda além,

O que fazia parte do quê? Onde? Sob a proteção de quem?

O que era a água, as profundezas, o insondável?

Nem morte ou imortalidade existiam,

Nenhum sinal da noite ou do dia

Apenas o Um respirava, sem ar, sustentado por su

30 jan
ALDEMIR V.C
Apenas o Um respirava, sem ar, sustentado por sua própria

[energia.

Nada mais existia então.

No princípio a escuridão existia submersa em escuridão Tudo isso era apenas água latente, em estado embrionário. Quem quer que ele seja, o Um, ao passar a existir, Escondido no Vazio, Foi gerado pelo poder do calor. No princípio esse Um evoluiu.

Transformando-se em desejo, a primeira semente da mente. Aqueles que são sábios, ao buscar seus corações, Encontraram o Ser no Não-Ser. Existia o abaixo? Existia o acima?

38

[...]

Quem realmente sabe? Quem pode declará-lo? E assim nasceu, [e se transformou em uma emanação. Dessa emanação os deuses, mais tarde, apareceram. Quem sabe de onde tudo surgiu? [...]

Apenas aquele que preside no mais elevado dos céus sabe. Apenas ele sabe, ou talvez nem ele saiba!

Existe um ser responsável pela Criação, mas o mito é completamente reticente com relação à sua natureza ou essência. Os deuses inferiores não entendem o propósito da Criação, e mesmo o Um todo-poderoso talvez não o compreenda. Não existe uma resposta clara, já que a verdadeira natureza da Criação é incompreensível.

Concluímos aqui nossa breve exploração de culturas pré-científicas e seus esforços para compreender o mistério da Criação. Em seguida, iremos traçar a emergência e evolução da ciência ocidental, desde suas origens com os filósofos pré-socráticos até a física do século xx. Durante essa jornada, enfatizarei como o estudo científico da Natureza progressivamente mudou não só a nossa concepção do que é o Universo ou de como este surgiu, mas também as nossas noções de espaço, tempo e matéria. O desenvolvimento gradual de um enfoque racional, usado por cientistas para confrontar os mistérios da Natureza, criou uma nova visão de mundo, oferecendo uma alternativa ao que antes era domínio exclusivo da religião.

À medida que um número maior de fenômenos naturais passou a ser compreendido cientificamente, a religião lenta e forçosamente passou a se preocupar mais com o mundo espiritual d

30 jan
ALDEMIR V.C
À medida que um número maior de fenômenos naturais passou a ser compreendido cientificamente, a religião lenta e forçosamente passou a se preocupar mais com o mundo espiritual do que com o mundo natural. Essa "divisão de águas" entre ciência e religião se deu de forma bem dramática, conforme veremos adiante. Na verdade, esse drama continua a se desenrolar ainda hoje, devido à aplicação errônea tanto de ciência em debates teológicos como de religião em debates científicos.

39

30 jan
ALDEMIR V.C
é isso, se quiserem discutir, que seja dentro do que foi postando e não com argumnetos furados, o livro é a dança do universo e o treço que pegeui, as páginas estão ai, para quem quiser ir procurar, se quiserem tenho esse livro no meu e-mail e posso mandar para quem se interessar, assim cm o livro deus um delirio, muito bom para os teistas da comunidade que querem ser Budistas


Akin
o que eu vejo ai escrito são duvidas de um Homem.


30 jan
ALDEMIR V.C
vc sabe o que é filosofia? isso chama-se argumentos filosóficos, teistas argumentem, não fiquem fugindo do assunto

30 jan
ALDEMIR V.C
no Budismo existe um argumento igual proposto por Nagajuna, o maior filosofo budista, ele é um Buda vivo, chama-se indo além dos quatros extremos, e ai, vai dizer que um Buda não sabe também

30 jan
Budex
sinceramente
O que vai mudar em nossas vidas acreditar ou não acreditar em um Deus?

Minha conclusão: Fico com o q disse o Budex. Mas eis q também deixo minha opinião. Você pode considerar Deus como universo em si e como o tempo. Q se repete eternamente. Eis q assim eu considero. E porque é muito relativo crer em Deus.

Um comentário:

  1. Sinceramente? Li o texto inteiro (acho que) entendi oq ele diz, mas não posso concordar. Nem discordar. Prefiro não pensar nisso, e quando penso, procuro pensar que um ser, além da nossa compreensão, que é masculino, mas é feminino, que é pai e mãe (não me pergunte como isso é possível, ele é um, mas é dois tb, é o que quiser ser e como eu disse antes, está além de nossa lógica entendê-lo) de todos nós, de tudo que existe e de si mesmo. Procuro pensar que ele tirou a matéria prima da criação de si mesmo e que tudo existe carrega sua essência, plantas, animais racionais e irracionais, pedras, tudo. E que essa essência que existe em nós é criadora e pode ser usado se soubermos acessá-la (isso também vale para animais, plantas, pedras, tudo). Procuro pensar assim para ter o conforto que isso me traz em momentos difíceis. Se eu não procurar pensar dessa forma, tenho medo do que posso fazer, então simplesmente não penso quando não preciso, e quando sinto necessidade procuro pensar da forma que falei. Isso é muito subjetivo. Tem pessoas que conseguem viver sem a crença num Deus, outras sentem necessidade e acreditam, outras ainda procuram acreditar apesar de terem muitas dúvidas, pq quando são dominados pelas dúvidas sentem um desespero quase suicida. Eu sou o último caso. Achei legal seu blog e interessante o texto de qualquer forma. E obrigado pelo comentário no meu blog.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO! LEIA ISTO: Resolvi tirar a moderação dos comentários. Agora até você troll pode vir aqui me infernizar. Mas tudo tem seu preço! Quando você vir encher d lixo meu blog, no fim do mês vou limpar este lixo daqui e quando fizer isto. Vou estar limpando você q é um lixo no mundo. Vai doer muito em ti! Quer apostar q esta praga vai pegar? Quando sua vida depois virar do avesso, não diga q não avisei... Maktub!((Aquele q quiser se manifestar contra o q penso sinta-se a vontade, mas faça isso sem trollar, pois essa praga só inclui os trolls imbecis.) Agora você deve estar se perguntando porque estou fazendo isto? Só pra treinar minha ação com quietude mesmo.