Guardiões d si Próprios como EU

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Reflexão sobre o comunismo: Afinal. O q nele pode ser aproveitado?


Olha gente. O q conheço sobre comunismo é muito pouco. Ainda não li o livro Karl Marx, o q sei do comunismo vem d mentes capitalistas. Mas pra ser sincéro. E acredito q até mesmo o comunismo q é duramente criticado tenha algum ponto positivo q se nós soubermos utilizar, a sosiedade vai pra frente. Assim como também tem no capitalismo e no anarquismo.

Li sobre comunismo no wikipedia pra ter uma melhor idéia sobre ele. O q me levou a refletir melhor sobre o comunismo, foi a chegada d Tylor Tompson, o viajante do futuro q veio do ano 2256 pra nossa dimensão, e segundo ele, o q predomina no mundo no futuro é o comunismo e o comunismo é usado inclusíve no Brasil, q é a maior potência mundial da Terra.

Segundo o q eu li q ele postou. Dá pra iamginar porque lá tá dando certo. Todos tem direitos d acesso a moradia, conhecimento, lazer, comida, auta tecnologia, saúde, esportes e ninguém é rico o pobre. Todos vivem como a classe média e mesmo assim, em sua época, pras pessoas adiquirirem as coisas, elas precisam usar um tipo d biochip q tb serve como cartão d crédito, q o dinheiro é puramente virtual.

Lá todos podem acreditar em Deus e seguir uma religião, uma coisa q eu sei q o comunismo prega, é q não se deve haver religião num estado, q todos devem ser ateus. Sem falar q nesse futuro, todos podem usar dorgas tidas como ilegais nesse nosso tempo, todas as drogas são liberadas no futuro, legalização das drogas é o sonho d qualquer econômista seguidor do capitalismo liberal.

Tem algo diferente nesse comunismo da epoca d Tylor. Mas vamos comparar com o comunismo d hoje. A maior parte esmagadora dos povos q viveram e ainda vivem sobre regime comunista, a população é igualmente pobre e miserável, em quanto seus líderes vivem no maior luxo igual capitalistas. Só ver Cuba e koréia do Norte hoje. Niguém lá tem acesso a auta tecnologia, como internet ultra veloz q ainda por cima está cheia d sites q não podem ser acessados.

Sem falar, q lazer nesses países é uma merda, seus filhos não tem direito a ter um jogo d videogame, um computador ou uma guitarra d qualidade pra tocar e os jovens não tem nenhuma festa legal pra ir. No futuro d Tylor, há boates, drogas pra quem quizer usar. Há várias bandas d rock, metal, conjuntos d música clássica e erudita, boates com música eletrônica. Os jovens podem jogar jogos d videogame q nem se compara com os nossos d hoje, pois jogam numa realidade virtual. Todos tem acesso a uma internet ultra veloz, q passa dos 50gigas por segundo e q ainda é gratuita.

Ninguém é feio ou fica doente por muito tempo. Pois a medicina é tão avnçada q os pais podem até escolher como vai ser a aparência d seus filhos. Quase todas doenças nesse tempo tem cura, inclúsive aids e cancer. A medicina é tão avançada q não se precisa d transplantes, eles simplesmente produzem o orgão ou o membro do corpo perdido através da autatecnologia na area da medicina genética q está autamente evoluída. O homens não precisam se preocupar com trabalhos braçais, pois tem robos q cuidam disso. Os homens podem se dedicar a atividades prazerosas ou d conhecimento q exigem mais do cérebro.

É a mesma coisa da Grécia antiga, os gregos não trabalhavam e tinham a vida mais manssa, só se dedicavam a filosofia, matemática e atividades prazerosas em quanto os escravos faziam o resto. A unica diferença nesse tempo do Tylor, é q lá eles tem robos pra fazerem as coisas por eles. Esse futuro tá me lembrando a idéia do projeto vênus mostrado no documentário Zeitgeist 2.

O transporte q a maioria no Brasil usa, é um transporte coletivo, q cá entre nós, é mais útil nesse mundo nosso onde estamos abarrotados d carros q poluem a nossa atmosfera, nesse futuro d Tylor, os meios d transporte são rápidos, seguros e ecológicamente corretos.

Tem mais, as profissões existem lá, se você quer ter uma profissão mais importante, você só a consegue por meritocracia. Isso não existe no comunismo d hoje. Nesse futuro do Tylor, todos podem usar armas se quizerem, embora seja armas não letais. Isso nem num regime capitalista como no Brasil podemos ter. No governo comunista q tylor diz viver no futuro, quando você complet 19 anos o governo t dá uma kitnet pra viver. Não sei até quando vai ser assim. Mas pelo menos nesse tempo do Tylor, o governo apoia q os cidadãos arrnajem mais filhos. Pois em 2050, aconteceu uma guerra nuclear q matou mais d 70% da população mundial. E nessa epoca futura, a menos da metade d habitantes no mundo do q hoje.

Ok. Isso parece ser bom d+ pra ser verdade, se for num comunismo desse até eu gostaria d viver. Mas ainda quero conhecer mais sobre esse newcomunismo pra entender melhor seu funcionamento. Ms vamos ver o hoje. Como eu usaria comunismo? Já expliquei em posts anteriores q todo poder legislativo e executivo deveria viver em regime comunista e os demais não e dei meus motivos pra isso, pra ser mais sincéro, até o poder judciário também seria bom q vivesse nesse tipo d comunismo. Mas como seria esse tipo d comunismo?

Você trabalharia pra o governo, teria sua moradia q seria simples mas q supriria suas necessidades e d sua família. Se você não quizer viver dessa forma, você poderia optar pora trabalhar d forma voluntária e ter outra renda d forma capitalista pra sobreviver. E qualquer um q quizésse viver num regime comunista teria todo apoio do governo pra isso. Governo comunista pra mim, é as pessoas optarem por viver segundo o movimento simplicidade voluntária.

E pra as pessoa querem viver num tipo d regime como esse, vai levar tempo. Se todos no mundo vivessem segundo o movimento simpliscidade voluntária, esse mundo seria perfeito. Quer um resumo d como é esse movimento? Porque você vai se rum rico empresário cheio da grana q não tem tempo nem pra se divertir e q é um escravo do próprio trabalho? Se você pode ser um professor akido, q mora numa kitnet, onde você consegue dinheiro o suficiente pra suprir suas necessidades básicas, como alimentação, higiene, vestimentas e lazer? Pra q ter uma série d roupas d marca? Sendo q você pode ter roupas legais e descoladas q tem como principal utilidade, cobrir sua nudez e t prteger do frio? E pra q ter vária jaquetas pra t proteger do frio se vôcê vai precisar d no máximo 3?

E pra q ter um carro super tunado e importado pra você ir a seu trabalho q fica a 15 minutos d caminhada? Segundo o q Dalai Lama nos ensina, q o importante, não você ter muito, mas ter aquilo q é necessário. Um exemplo, você é médico. Pra q você vai querer ter um carro se você mora numa vila em q pra você chgar no seu trabalho vc leva 15, 20 minutos pra chegar a pé. Isso seria bem diferente se você morass numa métropole ou seu lugar d trabalho fosse muito longe e você não tivesse um meio d transporte publico eficaz pra t levar até lá, então ter um carro ou uma mota é uma opção.

São questões desse tipo q nos faz pensar se realmente compensa viver numa sociedade capitalista q cria um monte d necessidade desnecessárias só pra o homem ter status e se exibir pra os outros. Vou deixar aqui um trecho pequeno q está escrito no wikipedia sobre simplicidade voluntária:

(Simplicidade voluntária:
Vida simples ou simplicidade voluntária é um estilo de vida no qual os indivíduos conscientemente escolhem minimizar a preocupação com o "quanto mais melhor", em termos de riqueza e consumo. Seus adeptos escolhem uma vida simples por diferentes razões que podem estar ligadas a espiritualidade, saúde, qualidade de vida e do tempo passado com a família e amigos, redução do stress , preservação do meio ambiente, justiça social ou anti-consumismo , enquanto outros escolhem viver mais simplesmente por preferência pessoal ou por razões econômicas - embora a vida simples seja essencialmente uma escolha e nada tenha a ver com "pobreza forçada".

A pobreza é involuntária e debilitante, a simplicidade é voluntária e mobilizadora, adverte Duane Elgin, autor do livro Simplicidade Voluntária. Significa fazer um esforço consciente para descobrir o que realmente é importante e abrir mão do que é supérfluo, descobrindo assim que uma vida mais frugal exteriormente pode ser muito mais rica e abundante interiormente [1].

Embora o ascetismo possa assemelhar-se à simplicidade voluntária, aqueles que aderem à vida simples nada têm de ascéticos.

O termo downshifting (redução de velocidade, intensidade ou nível de atividade) é freqüentemente usado para descrever o ato de mudar de um estilo de vida de maior consumo para um outro, baseado na simplicidade voluntária. Mas o downshifting, como conceito, embora tenha muitos pontos comuns com a simplicidade voluntária, é um outro conceito.

Prática:
Algumas pessoas que praticam a simplicidade voluntária, agem conscientemente para reduzir as suas necessidades de comprar serviços e bens, e por extensão, reduzir também a necessidade de vender o seu tempo por dinheiro. Alguns usarão as horas extras a mais para ajudar os seus familiares ou a sociedade, se voluntariando para alguma atividade. Durante a época de comemorações, estas pessoas também presenteiam os outros utilizando meios alternativos. Alguns outros podem também utilizar o tempo para melhorar a própria qualidade de vida, fazendo atividades criativas como arte ou artesanato.

Outra abordagem é procurar a verdadeira razão de toda a problemática do porque nós compramos e consumimos tantos recursos para ter uma certa qualidade de vida.

Meio Ambiente:
Uma das preocupações de quem escolhe o estilo de vida simples, é o meio ambiente. O estilo de vida consumista impacta o mundo, por isso, é preciso estar atento, rever e refletir sobre a real necessidade das nossas compras e da quantidade de recursos que são utilizados para mantê-las. Opte por bens "amigos da natureza", e sempre que possível, procure compartilhar bens pouco usados, com vizinhos e amigos.)

Mas como eu ia dizendo, pra mim seria ótimo se o governo estimulasse as pessoas a viverem aos moldes da simplicidade voluntária. Ae sim nosso governo seria um sistema "comunista", melhor dizendo, newcomunista. Ninguém deve ser forçado a viver dessa forma, pois ae haveria o caos completo, por isso q a meu ver o comunismo não deu certo. E mesmo q as pessoa vivam um simplicidade voluntária, isso não significa q vamos perder nosso direito a individualidade q é o q o comunismo faz nos dias d hoje. Pra toda a humanidade chegar a viver dessa forma, nós vamos ter q alcançar um nível d consciênia humanista muito alta e do jeito q está, isso ainda está longe d aconetcer. Se um governo d um país estimular as pessoas e mostrar q é mais vantajoso viver dessa forma, as pessoas vão querer viver dessa forma q propõe o movimento simplisicidade voluntária, o mundo será outro. Ae sim vai ter um tipo d "comunismo" q realmente vai dar certo.

Aqui está o link do wikipedia q fala sobre simplicidade voluntária: http://pt.wikipedia.org/wiki/Simplicidade_volunt%C3%A1ria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO! LEIA ISTO: Resolvi tirar a moderação dos comentários. Agora até você troll pode vir aqui me infernizar. Mas tudo tem seu preço! Quando você vir encher d lixo meu blog, no fim do mês vou limpar este lixo daqui e quando fizer isto. Vou estar limpando você q é um lixo no mundo. Vai doer muito em ti! Quer apostar q esta praga vai pegar? Quando sua vida depois virar do avesso, não diga q não avisei... Maktub!((Aquele q quiser se manifestar contra o q penso sinta-se a vontade, mas faça isso sem trollar, pois essa praga só inclui os trolls imbecis.) Agora você deve estar se perguntando porque estou fazendo isto? Só pra treinar minha ação com quietude mesmo.